Receita de Aprendizagem Eficaz

A-há, peguei você! Buscando uma receitinha básica para alcançar melhores resultados com seus alunos, hein?! Pois bem, veio ao lugar certo.

A aprendizagem eficaz envolve diversos fatores. Se quiserem, podemos falar sobre isso em outro post, porque este aqui não é um post teórico e sim uma receita com diversas ações que você, professor, palestrante, ou tutor-mediador pode fazer para MOTIVAR seus alunos e tornar o aprendizado mais significativo.

1.Relacione sua aula com a realidade de seu público-alvo.

2. Instigue a curiosidade… faça charadas, desafie-os com problemas!

3. Utilize casos reais. Se for para crianças, escaneie um trabalho realizado por um aluno desconhecido, projete no telão e, junto com a turma, analise os erros e acertos. Se for trabalhar com adultos, traga um case de uma empresa e faça-os analisar os erros e, principalmente, propor soluções. Medie este caminho!

4. Use fatos recentes. Se você quer o respeito de seu pupilo, esteja atualizado – busque fontes confiáveis.

5. Utilize recursos multissensoriais. Crie atividades que trabalhem os sentidos. E não é só para crianças não; os adultos adoram metologias ativas de aprendizagem. (Aliás, vou escrever um post só falando disso!)

6. Seja bem-humorado. Se possível, faça algumas piadas, utilize personagens de desenhos, cenas clássicas de filmes, letras de músicas atuais. Ações como esta ajudam a descontrair e despertar o interesse.

7. Vá do simples ao complexo. Do próximo para a distante. Do concreto para o abstrato. Construa coletivamente uma linha de raciocínio e saiba onde quer chegar.

8. Propicie pequenas vitórias SEMPRE! O aluno precisa saber que ele está conseguindo. A cada vitória ele produz endorfina.

9. Conteúdo complexo? Dê uma de Jack, o estripador. Vá por partes. Explique, retome, fixe, verifique a aprendizagem. E se o resultado te decepcionar…

10. Mude a técnica utilizada para rever os conceitos não aprendidos. Não esqueça de utilizar a maior variedade de recursos possíveis: vídeos, dinâmicas, músicas, jogos, realidade virtual, etc.

Minha intenção com essa receita é ativar seu paladar. Porém, ao invés de lhe conquistar pelo estômago, espero que seu cérebro já esteja fazendo múltiplas conexões neurais e que daí pipoquem muitas ideias legais para tornar a aprendizagem de seus alunos ainda mais eficaz.

Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s