A-há, peguei você! Buscando uma receitinha básica para alcançar melhores resultados com seus alunos, hein?! Pois bem, veio ao lugar certo.

A aprendizagem eficaz envolve diversos fatores. Se quiserem, podemos falar sobre isso em outro post, porque este aqui não é um post teórico e sim uma receita com diversas ações que você, professor, palestrante, ou tutor-mediador pode fazer para MOTIVAR seus alunos e tornar o aprendizado mais significativo.
1.Relacione sua aula com a realidade de seu público-alvo.
2. Instigue a curiosidade… faça charadas, desafie-os com problemas!
3. Utilize casos reais. Se for para crianças, escaneie um trabalho realizado por um aluno desconhecido, projete no telão e, junto com a turma, analise os erros e acertos. Se for trabalhar com adultos, traga um case de uma empresa e faça-os analisar os erros e, principalmente, propor soluções. Medie este caminho!
4. Use fatos recentes. Se você quer o respeito de seu pupilo, esteja atualizado – busque fontes confiáveis.
5. Utilize recursos multissensoriais. Crie atividades que trabalhem os sentidos. E não é só para crianças não; os adultos adoram metologias ativas de aprendizagem. (Aliás, vou escrever um post só falando disso!)
6. Seja bem-humorado. Se possível, faça algumas piadas, utilize personagens de desenhos, cenas clássicas de filmes, letras de músicas atuais. Ações como esta ajudam a descontrair e despertar o interesse.
7. Vá do simples ao complexo. Do próximo para a distante. Do concreto para o abstrato. Construa coletivamente uma linha de raciocínio e saiba onde quer chegar.
8. Propicie pequenas vitórias SEMPRE! O aluno precisa saber que ele está conseguindo. A cada vitória ele produz endorfina.
9. Conteúdo complexo? Dê uma de Jack, o estripador. Vá por partes. Explique, retome, fixe, verifique a aprendizagem. E se o resultado te decepcionar…
10. Mude a técnica utilizada para rever os conceitos não aprendidos. Não esqueça de utilizar a maior variedade de recursos possíveis: vídeos, dinâmicas, músicas, jogos, realidade virtual, etc.
Minha intenção com essa receita é ativar seu paladar. Porém, ao invés de lhe conquistar pelo estômago, espero que seu cérebro já esteja fazendo múltiplas conexões neurais e que daí pipoquem muitas ideias legais para tornar a aprendizagem de seus alunos ainda mais eficaz.
Até mais!