Hoje eu vou falar… sobre política.

Eu não sou muito de falar ou escrever sobre isso. Talvez seja porque o assunto “política” me remeta à infância (década de 80), à discussões familiares, à imposição de opiniões, à intolerância.

Pois bem, o desabafo de hoje tem muito haver com esse substantivo comum, polissílabo e paroxítono: a intolerância.

“Melhor ouvir isso do que ser surdo.”

Já vou dizer de cara que não sou de extremos, sejam de direita ou esquerda. Se tem uma coisa que busco na vida é o equilíbrio em tudo que faço (eita caminho difícil!). Sendo assim, tento fazer o seguinte exercício: me colocar no lugar do outro. Procuro calçar seus sapatos. Aceito que ele tenha uma visão diferente da minha. Sabe por quê?

Porque cada um tem a sua estrada a percorrer, com as suas próprias vivências. E eu destaco a palavra VIVÊNCIAS, porque a experiência pode ser a mesma (Exemplo: duas pessoas que viveram na época da ditadura militar no Brasil), mas a maneira como cada um vivenciou esta experiência pode ser totalmente diferente. “Não existem verdades absolutas.” (Platão)

Não estou pedindo pra ninguém ficar em cima do muro ou deixar de defender suas convicções pessoais. Só estou dizendo que podemos fazer isso de forma mais empática, aristotélica. Aliás, conversar com alguém que concorde com suas ideias é fácil e prazeroso. Agora, quer expandir sua inteligência, sua consciência de mundo e adquirir uma “visão além do alcance”? Converse de forma empática e amorosa com alguém que pense diferente de você. Aí sim, não tem como sair perdendo; todos ganham!

Façamos este esforço. Não espere pelos outros, comece por você. Não seja intolerante. Confie sempre na premissa de que não há espaço para a escuridão se você for luz aonde estiver (seja fisicamente, virtualmente ou metafisicamente). E siga esta dica infalível do Rei Salomão:
“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião . . . tempo de ficar calado e tempo de falar.” — Ecl. 3:1, 7


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s